terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Os "mas " que não devemos ter...

Comecei hoje o dia com alguma falta de vontade.
Engraçado como o estado do Tempo ( e porque não as circunstâncias e acontecimentos) podem influenciar positiva ou negativamente o nosso estado de alma.
Hoje, até está sol. Um dia luminoso se perspectiva, embora o frio ameace enregelar os espíritos e os corpos.
Mas... Há sempre um "mas " no nosso caminho. Um "mas" que devíamos suprimir dos nossos pensamentos e das nossas vidas, sobretudo neste tempo de Quaresma.
É que devemos analisar, face a Deus, o que pensamos e, como consequência, o que fazemos e dizemos.
Precisamos ser coerentes, não dar ao mundo uma falsa imagem do que somos, porque isso é hipocrisia e Jesus não apreciava os hipócritas. Naturalmente, continua a afastá-los...
O que fazemos e dizemos tem sempre o seu reflexo naqueles que se aproximam de nós. Bem ou mal não passa sem deixar a sua marca nos que estimamos ou que connosco se cruzam duma maneira mais particular.
Não podemos esquecer que somos testemunhas d´Aquele que deu a Vida por nós e nos pede, em cada momento, para O seguirmos.
" Sede meus imitadores como eu sou de Cristo" diz-nos S. Paulo. E imitar Paulo e seguir Jesus nesta Quaresma, é esquecer que há dias maus e tempo sem sol; é não deixar que o medo, a angústia, a tristeza, invada as nossas almas; é lutar pela confiança, a Fé e a Esperança; é querer transformar cada derrota numa vitória futura.
Novamente é S. Paulo que na sua Epístola aos Coríntios nos fala de vitórias: " Muitos são os que correm num estádio mas só um chega à vitória"
E S. Paulo convida-nos a esquecer os outros e fazer como aquele que lutou e venceu.
É a nossa caminhada da Quaresma, sem hesitações nem dúvidas. Uma caminhada em que não há "mas" ... Apenas sins. Em que se pode voltar atrás mas é para emendar e recomeçar.
                            Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário