segunda-feira, 31 de março de 2014

Lições que se aprendem

Gosto sempre de aumentar os meus conhecimentos, venham as informações donde vierem e sobretudo, se chegam de fonte fidedigna. Foi o que aconteceu outro dia ao ler uns textos escritos por um pessoa amiga. Neles aprendi duas grandes lições, que estou a partilhar com aqueles que me lêem.
A 1ª lição foi que é preciso ambiente, tempo e persistência para se conseguirem as condições para uma boa oração.
É que para rezar é necessário encontrarmo-nos connosco mesmos , escutar, no silêncio, a Palavra que nos é dirigida, procurar a resposta que Deus espera. Rezar é realizar este diálogo silencioso entre Deus e o Homem.
Mas, não é fácil entrar dentro de nós mesmos , fazer este silêncio para escutar a palavra do Pai e encontrar em nós a resposta adequada.
Não é fácil criar o clima que se coaduna com o diálogo que se espera que efectuemos, que nos vai pôr face às questões que aguardam a nossa resposta. Não é fácil mas não podemos desanimar, porque temos que corresponder ao pedido que nos foi feito: "Sede santos como o vosso Pai é santo"...
E neste tempo da Quaresma vem mesmo a propósito esta lição que recebi.
Mas a 2ª lição é igualmente importante e fala-nos de vida. Lembra-nos que esta tem altos e baixos , tempos de euforia e felicidade e momentos de tristeza e melancolia.
Há alturas em que somos convidados a deixar projectos, planos, trabalhos que nos agradavam e achávamos mesmo necessários, para enveredar por outros caminhos, outras actividades, outras ocupações menos atraentes. Mas se calhar, é nestas que se enquadra o plano de Deus...
Como ultrapassar a frustração, o desconforto, talvez até a dúvida?
Também nem sempre é fácil!... Aqui, é preciso entrar com uma certa dose de optimismo e com toda a nossa confiança e Fé.
É preciso ter a certeza de que Deus não nos pede nada que esteja acima das nossas forças ; que Ele deseja para nós a Felicidade. Mas... o caminho que nos propõe é aquele que Ele percorreu , rumo ao Calvário.
Sigamos, confiadamente e com coragem,os passos de Jesus e com Ele encontraremos a felicidade da Ressurreição.
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário