terça-feira, 18 de março de 2014

Perguntas que esperam resposta

No domingo, a leitura do Evangelho foi o relato da transfiguração de Jesus no Monte Tabor. Este episódio sempre me deixa meditativa e com alguns problemas para resolver mentalmente.
Jesus aparece aos apóstolos ,que subiram com Ele, Pedro, Tiago e João, cercado de luz, como diz a descrição do Evangelho. E os apóstolos ficam emocionados ; querem ali ficar; prontificam-se a fazer três tendas mas para Jesus, Moisés e Elias.
E este esplendor, esta luz, não é fantasia, não é mistério. Simplesmente porque Jesus se deixa habitar por Deus, Ele se manifesta na Sua glória.
Jesus é o Templo de Deus.Mas, da mesma maneira, cada um de nós, pelo Baptismo, se torna Templo do Espírito Santo. Nós!... Tu, eu, cada um dos Baptizados... somos templos em que habita Deus.
E agora, eis a questão: Como O manifestamos aos outros? Como O vemos nos outros? Como podemos deixar de nos amarmos , de nos admirarmos?
E, como nos vemos a nós mesmos e O vemos em nós?
Precisamos de colocar uma máscara para parecermos o que não somos, se já temos tal importância, a de Templos? Afinal Jesus fez-se Homem como nós e o Espírito de Deus habita em nós como habitou n´Ele e O transfigurou face aos apóstolos...
Talvez nesta Quaresma tenhamos que subir o nosso Monte Tabor para aprendermos a " transfigurarmo-nos" ou melhor, a mostrar o que somos e a apreciar os outros como se apresentam. Deixar que o Espírito Santo manifeste em nós a Sua luz. 
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário