segunda-feira, 17 de março de 2014

Senhor, ensina-nos a rezar

Pai Nosso...
seja feita a tua vontade!
Oração bem simples e tão profunda, todos os dias a rezamos. Todos os dias repetimos as mesmas afirmações e fazemos os mesmos pedidos.. Mas... quantas vezes não se mantem na nossa vida a dicotomia entre a vontade de Deus e a nossa vontade?!...
Nesta altura lembro-me das crianças que, reunidas em torno do altar, rezavam o Pai Nosso e que eu achei que não tinham entendido, até ao fim, nem as palavras da oração nem o sentido profundo do gesto das mãos dadas que tinham sido convidadas a fazer .
E nós? Pensamos que o Pai Nosso é  a oração da fraternidade, da partilha, da disponibilidade, face à vontade do Pai?
Sobretudo, pensamos o que representou para Jesus fazer a vontade do Pai? 
Jesus Homem, descendente de Adão, com a Sua vontade própria, tinha tido que renunciar a ela para aceitar a vontade do Pai  Tinha tido que vencer a tentação do confronto entre duas vontades: a sua e a do "Pai que o enviara para fazer a Sua Vontade". 
" Pai... que se faça a Tua Vontade!" foram palavras de Jesus . É o que pedimos a Deus cada dia: "Seja feita a Vossa vontade..." Mas, procuramos, verdadeiramente, em cada momento, saber qual é esta vontade? Tentamos realizá-la, sabendo que traduz um pedido que implica vontade, dádiva, talvez sacrifício? E esta altura da Quaresma não será o melhor momento para encontrar as respostas que se impõem?
Muitas vezes tentamos justificar a nossa recusa com a ignorância: é difícil saber qual é a vontade de Deus... Muitas vezes dizemos que nos enganámos, que não encontrámos o caminho. Desculpas!...
Deus está presente e envia-nos os seus sinais.
Talvez neste tempo de caminhada até ao calvário seja a altura ideal para nos perguntarmos como vivemos o Pai Nosso. E já agora, se aquela vontade que pedimos "seja feita" é a d´Ele ou a nossa.
Que seja em verdade que dizemos:
Pai Nosso...
seja feita a vossa vontade...
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário