quarta-feira, 5 de março de 2014

4ª feira de Cinzas

"Lembra-te ó homem que és pó e em pó te hás-de tornar"
É uma alusão ao início da vida sobre a terra, quando Deus criou Adão e Eva usando o pó da terra e, ao mesmo tempo, uma chamada de atenção para o quanto é fugaz a permanência do homem na terra dos vivos. Do pó da terra o homem foi feito; em pó se há-de tornar 
Daí, a colocação das cinzas sobre as nossas cabeças, neste dia : recordação e apelo.
Recordação do que somos, do que fizemos, do que temos; apelo à conversão, à mudança, à viragem para uma vida melhor.
Mas aqui estamos a considerar apenas a parte material - o corpo. Não entramos em linha de conta com o espírito, a alma, o coração. A pensar neles, nas suas circunstâncias  e realidades, para atender às suas necessidades o texto de S. Mateus " ...entra no teu quarto, fecha a porta e ora".
É uma sugestão para que nos encontremos connosco mesmos, para nos confrontarmos com as nossas fragilidades e deficiências, para constatarmos quantos dons  desperdiçámos e quantas infidelidades cometemos nas nossas vidas.
Seria razão para termos medo de entrar e parar; teríamos motivo para não querermos fechar a porta da nossa alma... O medo pode querer apossar-se de nós ... mas não podemos deixar, porque no fundo do nosso quarto, à nossa espera, para um encontro de Amigo, de Confidente, de Irmão, está Jesus Cristo. E Ele, é a Luz que nos vai iluminar, a força que nos vai encorajar à mudança a que a Quaresma nos convida.
Com coragem, com confiança, entremos no nosso quarto e comecemos este tempo que nos vai levar até à Ressurreição.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário