sábado, 29 de março de 2014

A liberdade da escolha


Muitas vezes quando somos chamados a fazer opções não avaliamos das consequências que elas podem ter para nós e para os outros.
E às vezes as coisas correm mal , de modo diferente dos objectivos que tínhamos imaginado e dos planos que havíamos  traçado.
Então, não recordamos a frase de Pablo Neruda. Limitamo-nos a lamentar o sucedido e... quantas vezes? a lançar as culpas para os outros, para as circunstâncias, para as limitações impostas... eu sei lá!
E, por falar e lembrar Pablo Neruda, recordei um filme que vi há tempos - O carteiro de Pablo Neruda.
Nele também havia escolhas, opções, decisões tomadas e a tomar; também houve consequências, mais ou menos graves. Mas. engraçado! não me lembro das culpas serem atiradas para alguem ou alguma coisa. Talvez não me lembre bem. Mas também não importa. O que é indispensável é ficarmos com a certeza de que Deus nos fez livres e nos quer livres.
Por isso, podemos escolher o caminho que mais nos encanta, que julgamos o melhor ou o mais conveniente. Mas, não podemos esquecer  que as consequências vão-nos ser imputadas e delas teremos que dar contas a Deus.
Ser livre é uma graça mas é também uma responsabilidade.
Mas, tenhamos uma certeza : mesmo quando escolhemos mal, temos sempre a oportunidade de retroceder e lá... está Deus à nossa espera.
            Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário