quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

TUDO VALE A PENA...

Começou o ano. O ano civil porque aqui, em Portugal, não coincide nunca com o ano escolar. Mas começou o ano e com ele acabaram as tão ansiadas férias do Natal.
E com o início do ano recomeçaram as aulas, as actividades, os trabalhos.
Gostaríamos que o ano novo viesse cheio de novidades, de entusiasmo, de alegria e esperança... Mas, a toda a hora a TV e os jornais nos inundam das mesmas tristes notícias, dos mesmos desalentos e da mesma falta de perspectivas:
É a U E e a sua falta de entendimentos;
É o problema do Orçamento e da sua aprovação ou não pelo Tribunal Constitucional;
É a questão da Síria todos os dias mais efervescente;
É!... É!...milhões de pequenas, grandes coisas que ensombram o entusiasmo, a alegria e o amor com que se deve começar um novo ano.
Todos os dias há crianças que nascem e jovens a fazerem promessas de amor; todos os dias há pais que esperam algo dos seus filhos e estudantes que enseiam pelo bom resultado dos seus esforços...
É importante que os ajudemos a acreditar, que lhes demos o nosso testemunho de Fé, que lhes ensinemos a seguir em frente sem medo e sem desfalecer. É necessário que inventemos formas novas de encarar e viver os problemas, que os entusiasmemos a ler e entender os sinais do mundo. Numa palavra: "É preciso fazer novas todas as coisas".
O poeta diz-nos que "tudo vale a pena quando a alma não é pequena". É uma frase antiga que devemos tornar nova neste ano que começa.
E é neste novo ano e com esta "alma grande" que vamos encarar com um entusiasmo renovado e uma esperança nova, os desânimos, os males do século, as crises e as dificuldades.
Porque acreditamos que Deus, que acabou de nascer, está e continua connosco. Com Ele e a Sua Luz faremos "novas todas as coisas".
                         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
     
 

Sem comentários:

Enviar um comentário