quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"O que custa a vida"

Ontem, na sala das colunas, não pude deixar de ouvir uma conversa entre uma avó e um neto. Este pedia, insistentemente mais um jogo para a sua consola. A avó tentava explicar que tal jogo era absolutamente inútil e desnecessário.
Entre pedido para cá, resposta para lá, e insistência renovada, a avó já sem argumentos mas muito calma exclamou: "Ó filho, ainda tens que crescer para aprender o que custa a vida..."
Sorri comigo mesma mas fiquei a pensar que muitas vezes utilizamos expressões cujo significado está longe de ser o directo e imediato.Por exemplo, utilizamos expressões como esta quando queremos chamar a atenção de crianças e jovens para o desperdício ou gastos desnecessários.
"Tens que aprender o que custa a vida".
Dizemos isto em sentido figurado, é verdade, visto que a Vida não se paga, não se compra nem se vende.
A Vida é um dom, um dom de Deus que colabora com os pais para que uma nova criança chegue ao mundo.
A Vida, temos que a viver em plenitude e ensinar os mais novos a vivê-la. E viver em plenitude é aproveitar as graças que recebemos e fazer com que elas nos ajudem a sermos cada dia melhores, mais perfeitos, mais íntegros, mais verdadeiros. Numa palavra, mais próximos de Deus que é a Santidade e a Perfeição absolutas.
Muitas vezes não sabemos apreciar este dom que nos foi dado e até chegamos a colaborar na destruição da nossa vida. É o caso do tabaco, do alcool, das drogas, leves ou pesadas. São elementos que ajudam a diminuir a nossa esperança de vida e pior! a tornar dolorosa uma parte da nossa existência. E isto, para não falar no aborto ou na eutanásia que são atentados ao dom maravilhoso que todos os seres vivos têm - a Vida.
E o Homem tem ainda mais um dom que o distingue dos outros seres vivos- a alma - com a capacidade de discernimento e de querer. Não temos o direito de utilizar mal estas possibilidades não investindo na reflexão sobre o que recebemos e o que se espera de nós.
A Vida não são dias que se sucedem para disfrutarmos tudo o que nos proporcionem. Não! A Vida é para ser vivida em concordância com o plano de Deus.
A Vida não "custa " nada. Recebemo-la de graça e de graça a vamos oferecer ao Pai. Defendamo-nos e defendamos os outros, defendendo a Vida, na plenitude do dom que ela é.
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário