sábado, 26 de janeiro de 2013

O que é a vocação

Estamos  a preparar uma semana em que  devemos rezar pelas vocações. E quais vocações?
Vocação para uma actividade, um trabalho, uma missão específica? Vocação para o matrimónio, para o celibato consagrado?
De que estamos verdadeiramente a falar?
Todas estas situações que enumerei são aspectos diferentes duma mesma realidade, o gosto, o jeito, a tendência. Mas nesta semana estamos preocupados com a vocação religiosa e sacerdotal, um apelo específico , o Chamamento de Deus.
Tal como a Zaqueu ou aos discípulos que pescavam, Jesus dirige-nos o seu apelo: Vem! Vem espalhar a minha mensagem... vem curar os que sofrem de dúvidas, angústias, solidão... vem, despojado de tudo o que é perecível e mostrar que a felicidade não está em ter mas em ser... Vem, ser "pescador de homens"... Vem!
Vem consagrar a tua vida ao meu serviço, mostrar que me amas e que, diferente do jovem rico do Evangelho, não viraste as costas "porque tinhas muitos bens".
Vem! Tu que, como o filho pródigo, desperdiçaste os dons que te confiei mas te arrependeste e voltaste à casa do Pai. Eu vi-te e fui ao teu encontro. Vi-te, antes que me visses, como vi Natanael, antes que ele me reconhecesse.
A todos vós estendo a minha mão e peço : Vem! Não queres acolher-me?
                                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
                                          

 

Sem comentários:

Enviar um comentário