quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ontem, Hoje e Amanhã

"Ontem"  foi dia de Natal. Sentiu-se alegria no ar, movimento nas ruas, dirigiam-se, a conhecidos e desconhecidos, votos de Santo Natal. As pessoas estavam animadas, aparentemente felizes.
"Hoje" parece que tudo mudou. Não sei se foi o cansaço, se foi o apagar das luzes, o terminar da música de festa, o silêncio das conversas. O facto é que as pessoas parecem tristes, já não se desejam Boas Festas, já não se cumprimentam alegremente aqueles por quem passamos. Parece que o Natal acabou!...
Mas o Natal não acabou  nem acaba, porque Jesus veio para ficar e está sempre connosco.  Esta é a realidade que nos esquecemos de viver : Jesus veio ao mundo para ficar connosco para sempre. É o Seu Amor que temos que viver e testemunhar sempre.
Natal é Jesus no meio de nós.
E "amanhã" voltamos a ser felizes. É o dia de Ano Novo, a festividade de Maria Mãe de Deus, o dia mundial da Paz.
Novamente as pessoas se saúdam com entusiasmo, se desejam um bom novo ano, se cumprimentam com alegria.
E há entrevistas na rua , pergunta-se às pessoas o que desejam para o novo ano, lê-se o texto que o Papa escreveu para este dia. E há novamente festa, e passas e champanhe à meia noite, e almoço de família... E desejamos um  Bom Ano e esperamos que ele aconteça. Mas afinal o bom ano  não depende de ninguém , nem de leis, nem de estruturas novas, nem de mais ou menos austeridade, nem de discursos ou de greves.
O ano vai ser bom se nós o desejarmos. O Bom Ano depende de nós: da nossa confiança, da nossa alegria, da nossa Fé, do nosso trabalho.
Nada nem ninguém pode fazer o que depende de nós. Comecemos o ano com entusiasmo acreditando que "tudo vale a pena" e que o Menino do presépio está presente e nos sorri.
                                             Ir. Maria Teresa sde Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário