terça-feira, 29 de janeiro de 2013

S. Tomás de Aquino,O.P.

Ontem, foi a Festa do Professor cá no Colégio. E penso que em todos os colégios católicos, uma vez que S. Tomás de Aquino é o padroeiro da Escola Católica e ontem era o dia da sua festa.
É normal que S. Tomás seja o escolhido para patrono das escolas pelas suas qualidades, os seus conhecimentos, o testemunho das suas virtudes, o empenho que pôs no estudo da Sagrada Escritura e na reflexão das questões da Fé.
Foi um exemplo para os que com ele lidavam e procurou testemunhar a sua Fé, a sua alegria, os seus valores a quantos dele se aproximavam.
Era um grande professor, um teólogo de nomeada, um dominicano que se empenhava em ajudar os seus irmãos, os seus alunos e os cristãos em geral na busca e vivência da Verdade.
 Digno discípulo de S. Domingos procurou, como ele, tudo fazer não para si próprio mas para salvação das almas. Todos os seus conselhos, todos os  projectos que nos apresenta , todas as razões que nos dá, trazem a marca da Esperança e estão repletos de Alegria e do amor de Deus.
Que S. Tomás seja o grande protector do nosso Colégio e que as nossas vidas tragam a marca da sua Alegria e da sua Fé.
Que saibamos, todos nós, professores e alunos, empenharmo-nos no estudo da  Verdade, para a vivermos e fazermos dela a bandeira com que defendemos o nosso trabalho.
  
 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário