quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Hoje e o Amanhã

"A vida inteira depende de dois ou três sins e de dois ou três nãos ditos antes dos 20 anos" - diz quem sabe e ensina-nos a experiência.
É enquanto adolescentes e jovens que se aprendem regras e princípios, se adquirem valores, se praticam normas de conduta. E tudo isso é que vai formar a nossa personalidade e construir as nossas características de adultos.  Enquanto novos, devemos ir aprendendo com os mais velhos que já viveram o que nós ainda nem dislumbrámos, esquecendo as ideias insidiosas e peregrinas das nossas aspirações de jovens.
Não desprezemos os que nos parecem menos inteligentes e cultos, porque neles se oculta, muitas vezes, uma sabedoria que nos escapa. A" Universidade da vida " é uma grande escola que não podemos nem devemos ignorar. 
Enquanto novos, cultivemos amizades verdadeiras, fugindo do cinismo e da mentira, amizades que vão colaborar connosco na construção do futuro. Que vão ser o barómetro para os nossos "quereres" e "fazeres".
Procuremos ser capazes de fortalecer o nosso espírito para que, tranquilamente, possamos enfrentar e ultrapassar os contratempos. Muitas vezes eles são apenas resultado de fraqueza, cansaço, solidão... Parar, analisar as situações, procurar o ombro amigo em que podemos chorar, rezar, olhar o futuro com optimismo e recomeçar, são orientações de sabedoria.
Não tenhamos medo. A coragem é a grande virtude que nos ajudará a ultrapassar as dificuldades sebendo nós que o caminho, com Deus, está marcado pela cruz. Mas Ele está lá!...
E, sobretudo, tenhamos objectivos e sejamos-lhes fiéis.
Ponhamos Deus como meta maior, conservando a paz como um bem a viver e lutando para a conseguir.
Assim, teremos encontrado o caminho para alcançar a felicidade que Deus quer para nós. Numa palavra, rejamos santos.

                                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.




 

Sem comentários:

Enviar um comentário