domingo, 27 de janeiro de 2013

A Natureza como laboratório de transformação

 "Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" é uma afirmação científica de Lavoisier, o grande químico do século XVIII.
Se pensarmos na reciclagem  e na possibilidade de aproveitamento e transformação que hoje temos não nos é difícil entender esta máxima de Lavoisier. 
E não é apenas no campo da reciclagem que a máxima tem lugar. Se pensarmos numa semente... não é um facto que ela cai à terra, dá nova planta, desta surgem flores e frutos e estes produzem novas sementes? É o ciclo da vida vegetal. Mas não é apenas nos vegetais que isto acontece. Nos animais e no Homem podemos constatar a mesma estrutura circular: ovo, indivíduo, gâmetas, ovo.
E o que acontece com os detritos que eliminamos e deitamos fora? Não são utilizáveis como fertilizantes e adubos, por exemplo?
"...Nada se perde, tudo se transforma"
A informação que vamos acumulando com a aprendizagem não se transforma em cultura? O crescimento que se vai operando no nosso corpo e na nossa alma não nos vai tornar Homens e Santos? E a aproximação a Deus que se vai fazendo com o crescimento na Fé? Também não a perdemos mas antes vamos transformá-la em Sabedoria, em Esperança, em Amor.
Se na Natureza tudo se transforma, também nós temos que fazer um esforço para transformar o Bem em melhor, a solidariedade em Amor, a virtude em Santidade.
                  Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário