quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O eu e o nós

A semana passada ouvi falar num livro cujo título me chamou a atenção:
      "Do eu solitário
        ao nós solidários"
Não sei qual é o conteúdo do livro mas pelo título tem todo o aspecto de tratar de problemas económicos, de solidariedade, de contradição entre o ter e o ser.
Até porque hoje em dia cada vez mais vai ser importante a demonstração do que se é, das suas potencialidades, dos valores vividos, em detrimento do que se tem, do poder da riqueza, da acção do dinheiro.
Mas do título do livro fixei-me apenas na primeira parte... o eu solitário... Ela questiona-me em relação às nossas opções fundamentais.
Muitas vezes, quando o ambiente não nos é favorável temos a tentação de optar por um caminho que parece apresentar-se, simultaneamente, como uma necessidade e um dom: o de seguir sozinho o nosso caminho. E levantamos triunfantes a bandeira da nossa opção, justificando: nós e Deus. Eu pelo menos...
Mas, simultaneamente me pergunto  se esta opção é assim tão linear e tão ao encontro da vontade e dos desígnios do Pai. Nós solitários ... e Deus.
Mas afinal Deus não está "sozinho". Ele é Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo...
Quando deu o 1º passo para criar a humanidade, criou-a dupla, Homem e Mulher, porque "não era bom o Homem estar só..."
Quando veio ao mundo ,feito Menino, fê-lo numa família e teve a rodeá-Lo anjos e pastores...
Quando começou a Sua vida pública, escolheu 12 para o acompanharem e seguirem...
Será que a nossa opção de ficar sós, independentes, teoricamente livres para O servir, é a mais correcta?
Às vezes defendemo-nos com o ditado popular " mais vale só que mal acompanhado"... mas, teremos a certeza de que é má a companhia que se nos impõe? Ou seremos nós que ainda não abdicámos do nosso egoismo, da nossa falta de generosidade e não cultivámos a nossa capacidade de perdão?
Deus é Amor e quer-nos alegres e capazes de amar . Será escolhendo a via da solidão que vamos encontrar a capacidade de amar e a alegria de viver?
Ainda não encontrei a resposta plena, mas...
Talvez aqueles que são incómodos estejam à espera que lhes mostremos que vale a pena ... que é juntos que vamos encontar o caminho e o  devemos seguir.
Então... teremos descoberto o "nós solidário".
                                   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário