segunda-feira, 5 de maio de 2014

O transcendente nas crianças

A Missa tinha acabado. Cá fora, vários grupos falando. Nós, comentávamos a homilia em que mais uma vez o sacerdote chamara a atenção para o Tempo Pascal que estamos a viver, marcando a importância da Ressurreição de Jesus.
Eis senão quando, um garoto que estava com a mãe, me puxa pela manga do hábito e me pergunta : " Tu acreditas mesmo que Jesus ressuscitou?"
O miúdo pedia uma resposta simples e directa., mas  eu respondi-lhe com a frase de S. Paulo : " Se Cristo não tivesse ressuscitado seria vã a nossa Fé" . É que então, estaríamos a confiar num homem e não no Filho de Deus que se fez Homem por amor de nós . Cristo ressuscitou e nós temos cinquenta dias para celebrar este acontecimento. É a ressurreição de Jesus Cristo e, de alguma maneira, a nossa também. Sim, porque devemos ter deixado para trás tudo aquilo que nos incomoda  e nos afasta do caminho certo onde começa uma nova vida.
As mulheres do Evangelho foram surpreendidas pelos anjos  que lhes disseram que Jesus não estava ali; tinha ressuscitado. Maria Madalena reconheceu Jesus quando Ele a chamou pelo nome e a encarregou de ir anunciar aos Apóstolos a boa nova da ressurreição.
E nós, somos surpreendidos, cada sábado santo quando ao acender o círio nos é anunciado que ele é a Luz de Cristo ressuscitado.
E esta ressurreição é tão importante que a Igreja a lembra durante cinquenta dias, tempo esse que muitas vezes vivemos bem longe da realidade que eles comemoram.
As conversas acabaram e cada um se retirou . Mas eu fiquei a pensar naquela criança que, apesar de pequena , já sentia a inquietação do transcendente. Será que o nosso testemunho ajuda a intensificar e esclarecer a sua Fé ? 
                               Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário