terça-feira, 6 de maio de 2014

Feiras e mercados

Ao subir o caminho para S. Pedro  e passar pela Praça D. Fernando II lembrei-me da feira que se realiza todos os meses , no 2º e 4º domingos. É um bem típico e característico "mercado de rua" que vem já desde o sec. XII.
Já lá não vou há demasiado tempo mas lembro-me quando era jovem e vinha com os meus pais , quer da praia quer de Lisboa, para viver esta típica venda de produtos que ia dos animais aos tapetes, dos discos, ao pão e ao chouriço, dos barros ao vestuário , das antiguidades ao calçado.
No início, certamente, era uma feira medieval, onde os habitantes se vinham abastecer dos produtos que lhes eram necessários. Mas no presente, continua típica e muito concorrida, muito embora não tenha talvez tanta variedade de produtos e esteja mais organizada. Pelo menos burros, vacas e cabras já não vemos lá. E é pena, porque negociar os animais com os ciganos era qualquer coisa de extraordinário...
Continua a ser muito concorrida esta feira, quer pelas populações locais , em busca de produtos de confiança e mesmo únicos, quer pelos turistas atraídos pelo típico do local e o colorido das tendas que se estendem desde o campo da bola até quase ao largo da Igreja.
Nos 2º 2 4º domingos, quer chova quer faça sol lá estão os feirantes aguardando os visitantes. E há sempre quem suba até ao alto de S. Pedro para adquirir um barro típico, aumentar a sua colecção de antiguidades ou simplesmente adquirir algum produto para reabastecer a dispensa. De "mãos a abanar" é que ninguém volta, mesmo aqueles que foram só para ver.
É um passeio e uma atracção que Sintra tem para oferecer aos que aqui vivem e aos que nos visitam.
                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário