quarta-feira, 14 de maio de 2014

A democracia entre os Apóstolos

Hoje celebramos mais um santo, o "Apóstolo substituto", S. Matias. Também ele tinha andado com Jesus, presenciado os seus milagres, testemunhado a Sua ressurreição. Mas, não pertencia ao grupo dos doze iniciais. Não tinha sido um dos escolhidos por Jesus para O acompanharem, ouvirem a Sua doutrina, seguirem os Seus ensinamentos. Mas seguiu Jesus como muitos outros e escutava  os Seus ensinamentos e acolhia a Sua Mensagem.
Quando Judas atraiçoou Jesus e deixou de fazer parte do grupo, (até porque se enforcou), Pedro considerou que era necessário substituí-lo. E podia ter feito uma escolha pessoal, mas não quis. Espantoso! Resolveu que a escolha seria feita "democràticamente" por todos os que tinham seguido Jesus. Apenas pôs uma condição : que tivesse testemunhado a Ressurreição de Jesus. Foram apresentados dois discípulos José e Matias, mas a escolha acabou por recair em Matias.
Ele era também uma testemunha da ressurreição E isso, como disse  S. João Crisóstomo era o mais importante porque tudo o resto era do domínio público: a vida pública de Jesus , os  Seus milagres, a Sua morte... Apenas a ressurreição era privilégio dum grupo e só esses que dela tinham tido notícia a podiam testemunhar.
E "se Jesus não tivesse ressuscitado era vã a nossa Fé", diz S. Paulo
É ocasião de nos perguntarmos : como testemunhamos nós a nossa Fé na ressurreição?
Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário