quarta-feira, 28 de maio de 2014

" Factos notórios "

Quase todos os dias , se estivermos atentos, constatamos que há acontecimentos para festejar, situações para celebrar.
Ontem, por exemplo, comemorava-se o " Dia do Vizinho ". Uma realidade simpática, ainda testemunhável nas aldeias mas quase desconhecida nas grandes cidades.
Vivemos no mesmo prédio, frequentamos os mesmos espaços, percorremos a mesma rua mas, praticamente, não nos conhecemos. 
E é pena porque perdemos uma óptima ocasião para mostrar a nossa solidariedade, para dar o nosso testemunho de amor fraterno.
Mas ontem festejava-se também o 107º aniversário do nascimento de Rachel Louise Carson, uma norte-americana de quem eu nunca tinha ouvido falar. No entanto, além de escritora ( que não era uma coisa que me impressionasse sobremaneira), era uma Bióloga e Ecologista notável. E isso, sim! são campos que me dizem alguma coisa. 
E, mais interessante ainda é que, no ano em que eu nasci, foi ela nomeada directora-chefe do Departamento de pescas e vida selvagem dos Estados Unidos da América.
Não foi por acaso que se tornou cientista  no campo da Biologia e da Ecologia. Deveu o seu interesse a sua mãe que, desde muito novinha, lhe chamou a atenção para a Natureza , sua importância e necessidade de a proteger.
E, de facto, precisamos, agora mais do que nunca, de quem se preocupe com a Natureza e sua preservação, quem se preocupe com os prejuízos que voluntária ou involuntariamente o Homem lhe causa.
Não é por acaso que o "buraco do ozono" alastra; não é consequência de "nada" o aumento da poluição, a destruição da floresta, a infestação das águas...
E as modificações do clima? E o degelo da Antártida? E o avanço súbito do mar? Tudo causas naturais apenas?
Claro que o Homem não comanda a Natureza e não tem poder sobre os fenómenos naturais... Mas, o interesse pelo meio em que vivemos, o cuidado com o ambiente que nos rodeia, os conhecimentos de Biologia e Ecologia ajudam, se não a impedir, pelo menos a prevenir e a diminuir os impactos naturais.
"Só Deus pode!"... mas o Homem , com a sua liberdade, consegue fazer opções para bem e para mal.
Não vivamos alheios às consequências das atitudes que tomamos.
                    Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário