sexta-feira, 16 de maio de 2014

"O reverso da medalha"

Quando nos debruçamos, com olhos de ver, sobre a sociedade em que vivemos ou mesmo em relação àqueles que nos rodeiam mais de perto, somos tentados a avaliar, pelo seu modo de viver e de actuar, o que são e o que procuram. Vemos a sua ânsia de poder, o seu desejo de serem reconhecidos e considerados, a sua ambição de riqueza ... E, isto tudo a qualquer preço.
Não são tidos em linha de conta os valores morais, não se atende ao testemunho do Evangelho, não se considera que o mais importante é Ser.
Mas nada disto fica impune, mesmo aos olhos dos homens. Todos os dias se ouve dizer na TV ou se lê nos jornais notícias em que estão patentes suspeitas, em que se focam denúncias feitas, em que se anunciam processos a decorrer em tribunal. E vemos "cair" grandes nomes e serem acusados de enormes erros pessoas que eram consideradas como exemplos a seguir, que julgávamos irrepreensíveis.
E pensamos, com pena, que homens que apareciam como modelos afinal tinham "pés de barro".
É que a vaidade, a ambição, o domínio sobre os outros, são características contrárias aos valores do Evangelho, pregado por Jesus Cristo, que nos queria transmitir uma mensagem de desprendimento, humildade, perdão, amor. E estes valores não são, de modo nenhum, os que a sociedade de hoje aprecia e vive.
Claro que podemos lutar pelo melhor, esforçarmo-nos por atingir os nossos objectivos, trabalhar para alcançar o sucesso... mas sempre tendo por base a Verdade, vivendo a nossa Fé, sendo o testemunho daquele Jesus que veio ao mundo e nos afirmou ser o Caminho, a Verdade e a Vida.
Que o nosso maior desejo seja seguir as pegadas de Jesus, em busca do melhor caminho para alcançar a santidade.
                Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário