sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Rosário na nossa vida

Estamos quase no fim do Mês de Maria. Isso é mais uma razão para voltarmos a pensar no pedido de Nossa Senhora em Fátima. Ela, aos pastorinhos, pediu que rezassem o Rosário pela conversão dos pecadores e pela paz do mundo.
Muito antes de Fátima, já a Ordem dos Pregadores fazia do Rosário uma das suas armas para o sucesso da pregação dos seus frades.
Portanto, duas razões , entre outras, para o rezarmos.
Mas também é verdade  que muitas vezes achamos  que o Rosário, na sua simplicidade, se torna uma oração monótona e aborrecida. E ficamos espantados quando constatamos o contrário.
Outro dia vi umas fotografias dum grupo de jovens rezando esta oração e fiquei impressionada com a alegria e o entusiasmo com que o faziam. Aliás, foi esse o comentário do autor das fotos e que mais ainda me chamou a atenção.
Então, o aborrecimento e a monotonia vêm talvez da forma como rezamos e do entusiasmo ( ou falta dele) que pomos na oração. É importante acompanhar as palavras com a meditação do Mistério que estamos a rezar. É para isso que essas meditações existem. Assim por exemplo quando tratamos da Anunciação, como não pensar naquela jovem, confiante e simples, a quem o anjo surpreende com uma revelação que não espera. E a surpresa não é só pela concepção imaculada que lhe é proposta mas também por todos os pressupostos que acompanham esta revelação e põem à prova a sua Fé.
Mas se pensarmos no 2º Mistério - a Visitação de Maria a Santa Isabel- temos que ter em mente esta disponibilidade que acaba de saber que vai ser mãe do Salvador e parte, generosamente, para acompanhar a prima em necessidade.
E, quando chegamos ao último Mistério- Jesus no Templo - temos que nos surpreender com esse Menino dando lições aos senhores do Templo. Mas igualmente com a resposta (que é um pergunta) que  Ele dirige a Sua mãe que aflita o procurava : " Não sabíeis que Eu tinha que tratar das coisas de Meu Pai?"
Mas , também digna de reflexão, a atitude de obediência de Jesus: " desceu com eles para Nazaré"
Se meditarmos os Mistérios do Rosário, quantas lições não aprenderemos!...
                       Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário