sexta-feira, 2 de maio de 2014

Maio mês especial


Maio chegou . Com a primeira festa - o dia de S. José operário E chegou com uma mudança de ambiente. Chegou, anunciando um Verão ainda longínquo mas com prenúncios satisfatórios: céu sem nuvens, pouco vento e algum calor.
Começámos festejando S. José, lembrando a sua presença apagada no Evangelho mas grandiosa na sua generosidade, exemplo, disponibilidade. Não se fala quase nada nele mas ele esteve , desde a primeira hora, ligado ao mistério da encarnação.
S. José, um artífice, um chefe de família, um pai adoptivo que foi certamente um modelo para o Jesus menino, entregue também aos seus cuidados.

Depois, vem o dia da Mãe. Engraçado! Este ano é quase a seguir à festa em honra do pai adoptivo, que nos  lembramos das nossas mães e, sem dúvida nenhuma, da Mãe que está no céu e a quem Jesus nos entregou do alto da cruz: Mulher, tens aí o teu filho .
Dirigia-se a S. João mas nele, englobava todos os homens que assim se podem dirigir a Maria chamando-lhe Mãe.
E neste primeiro domingo de Maio vamos festejar todas as mães , as que ainda estão connosco e aquelas que o Senhor já levou para junto de si.

Mas, também não podemos esquecer que este mês é aquele em que, em Fátima, Maria pediu aos pastorinhos a reza do Rosário. E, já agora, lembrar que desde o sec. XIII os Dominicanos espalham, entre crentes e não crentes, esta devoção ao Rosário.
Aliás, é da nossa tradição a reza diária do Rosário e, conta-se que, quando um frade começava a pregar havia sempre outros que iam desfiando as contas do Rosário.
Também todos sabemos que é lenda mas não deixamos de ter quadros com Nossa Senhora dando o Rosário a S. Domingos. Claro que Ela não lhe deu assim as contas enfiadas e organizadas mas inspirou-lhe um modo novo de rezar as duas orações simples mas profundas que qualquer homem entende : o Pai-nosso e a Avé Maria.
Tenhamos presente este pedido de Nossa Senhora e lembremos que há oito séculos gente simples e homens sábios dirigem ao céu esta oração.
                      Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário