domingo, 25 de maio de 2014

A Fé face às dificuldades

Este domingo Jesus anuncia a vinda do Espírito Santo e faz a promessa de ficar com os seus apóstolos. Mas, no domingo passado, fez-lhes um convite que é um apelo: " Não se perturbe o vosso coração".
Jesus dirigia-se aos apóstolos, depois de lhes ter anunciado a traição de Judas e a negação de Pedro e após ter dado o testemunho de uma imensa humildade ao lavar-lhes os pés.
" Não se perturbe o vosso coração" 
Será que era possível os apóstolos não se inquietarem perante tais situações? No entanto, é o pedido que Jesus lhes faz, certo de que a Sua Graça lhes basta.
Do mesmo modo, Jesus faz apelo à nossa confiança, à nossa fé, pedindo-nos que não se perturbe o nosso coração, mesmo quando as circunstâncias são adversas, os momentos são difíceis, as opções contraditórias. Sobretudo quando tudo parece correr ao contrário da nossa vontade e contra os planos de Deus. A Sua Graça devía-nos bastar.
É fácil?
Será a medida da nossa Fé que vai tornar fácil ou difícil o encarar as situações que a vida nos apresenta.
Em Job temos o modelo da confiança absoluta, da aceitação plena : "Deus me deu, Deus me tirou; bendito seja Deus". Mas na maioria dos casos não é assim tão exemplar a nossa aceitação dos contratempos que se nos apresentam no caminho. Até porque temos medo, medo do desconhecido, da dor, do esforço. Temos medo até daquilo que os outros vão dizer ou pensar, do julgamento que nos pode ser feito. E são muitas vezes os" medos "que nos tolhem e se sobrepõem à Fé.
Ultrapassemos os medos, as dúvidas, as inquietações e depositemos no Pai toda a nossa confiança.
Assim, seguiremos o caminho que Jesus traçou para nós, de alma confiante e coração tranquilo, correspondendo ao Seu apelo :
                                  " Não se perturbe o vosso coração ".
                 Ir . Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.            

Sem comentários:

Enviar um comentário