sexta-feira, 7 de junho de 2013

Venturas e desventuras duma directora

Na vida da directora dum colégio há sempre coisas boas e menos boas que vão acontecendo. E em quarenta anos, quantas coisas a registar!...
Foram viagens, foram festas, foram lanches, foram encontros e visitas... Mil acontecimentos que ficaram na memória com a sua dose de alegria e comoção, de preocupação e dificuldade.
Foram os lanches dos professores, cada ano, no fim das aulas,com a sua
alegria, as suas histórias... foram os jantares das finalistas, com os seus números de improviso...
Foram as festas e as viagens... A SIARC, os 5 Séculos de Evangelização, o cinema português, as artimanhas do Scapin, etc.,etc.. 
E a participação na Expo 98  e a visita à Expo de Sevilha  em que dormimos uma noite na camioneta à guarda do dono da bomba de gasolina...
Quem não se lembra daquele Natal em que nos pediram para ir animar o Cascais shopping? Começou à meia noite com os preparativos e terminou às 3 da manhã do dia seguinte com a desmontagem... Uma azáfama, muita alegria, uma colaboração total. Os "relações públicas " do shopping é que se esqueceram de dizer; ao menos, obrigado.
E as viagens... lembro aquela à Sicília em que à chegada ao aeroporto não estava ninguém para nos receber... apenas uma guia desesperado porque os seus turistas brasileiros não tinham vindo. Chegámos à fala e descobrimos que os "turistas brasileiros" éramos nós e a nossa guia desaparecida era ela - a Maria Ruiz. Erros de comunicação!
E aquela outra a Roma em que à chegada ao hotel batemos com o nariz na porta dum hotel encerrado... Nem queríamos saber de explicações dum senhor que estava à nossa espera. Os telefones já preparados para falar para a Agência. No fim, lá nos acalmámos. É que o hotel afinal era outro bem melhor. Erro do motorista, demasiado ocupado com a namorada que nós julgávamos ser a guia.
E as  "visitas ilustres" que tivemos a honra de receber? Muitas canseiras, muita preocupação, mas valeu a pena.
E, uma curiosidade... soube recentemente que a 1ª visita ilustre que o Colégio recebeu, me antecedeu bastante. Foi em 1945, era directora a Madre Sto Agostinho . Foi nem mais nem menos que a Rainha D. Amélia que, a convite do Salazar veio a Portugal e visitou o Ramalhão.
                         Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.



Sem comentários:

Enviar um comentário