quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Santo Popular



Santo António de Lisboa! É hoje o dia em que a Igreja e a cidade comemoram a sua festa. Cada uma à sua maneira, Claro! A Igreja, liturgicamente, celebrando o dia da morte dum homem que se distinguiu pelas suas virtudes e acções; a cidade, festejando o seu padroeiro, o santo casamenteiro e amigo dos animais.

Santo António nasceu em Lisboa, no fim do sec. XII. Foi um sapiente pregador franciscano e o seu sonho era expandir a Fé em terras de além -mar. Mas, como muitas vezes acontece, o seu campo de apostolado foi a França e a Itália, morrendo mesmo em Pádua. Daí os italianos quererem chamar a si as honras deste santo português.
Mas ele é o padroeiro de Lisboa e a ele se dedicam as maiores festas populares da cidade. Aqui é tido como grande milagreiro, sobretudo de coisas perdidas e igualmente o intercessor daqueles que pretendem casar.
Muitas histórias se contam àcerca dele e dos seus milagres. Dizia-se mesmo que era tão grande pregador que quando os homens o não queriam ouvir, os peixes se regozijavam com as suas palavras. 
Grandes festas se preparam e vivem na cidade de Lisboa, tendo como fundo Santo António. Mas a Igreja venera a sua grande humanidade bem como a sua incontestável santidade.
Peçamos-lhe os milagres que necessitamos mas não nos esqueçamos também de rezar em seu louvor.

Sem comentários:

Enviar um comentário