sábado, 15 de junho de 2013

Figuras do Milénio passado

No segundo milénio , que acabou no ano 2000, há várias figuras que o marcaram pelas suas capacidades, seus feitos, suas invenções.

Uma dessas figuras, talvez não muito conhecida de alguns mas bem marcante e representativa para muitos outros foi Van Braun, Dr. Wemher Von Braun, um alemão nascido em 1912.

A ele  e à sua equipa se deve a criação dos foguetões nucleares e do projector dos voos espaciais tripulados , que permitiram a ida do homem à lua.
Mas nem tudo foi bom e glorioso no seu trabalho.
Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha pôde atacar Londres graças às bombas voadoras V2 , também inventadas por ele.
Situações e exigências de guerra, certamente! pois ele, como um homem profundamente crente que era, não teria como objectivo ferir, matar, destruir. Mas... a verdade é que deu o seu contributo!
Como cientista e investigador, Von Braun acreditava numa relação estreita entre Ciência e Religião  dizendo que " algo tão bem ordenado e perfeitamente criado como a nossa Terra e o Universo deve ter um Criador que é um Magistral Inventor".
Ciência e Religião não eram, para ele, forças independentes ou opostas. Chamou-lhes antes "forças irmãs" que procuram ambas um mundo melhor.
Dizia ainda que, embora a Ciência não fosse uma religião era uma actividade religiosa. O criador revela-se pela sua criação.
Apesar de todo o mal causado, durante a guerra, com as suas invenções, Von Braun como crente que era, todos os dias apresentava a Deus os seus problemas, pedindo-lhe ajuda e perdão.
Façamos nós como ele, face ao que nos aflige ou perturba.

Sem comentários:

Enviar um comentário