terça-feira, 4 de junho de 2013

Tudo vale a pena...

Na vida, tudo vale a pena, como dizia o poeta. Só que ele acrescentava "quando a alma não é pequena" e, para mim, vale sempre a pena insistir, tentar levar por diante um projecto, experimentar uma ideia nova, defender uma causa justa...
Vale sempre a pena... mesmo quando " uns são os que semeiam e outros os que colhem ".
Acho que o meu imaginário anda muito preenchido pela História. Por isso, me lembrei da contestação montada por Akhenaton ( Amenofis IV) que era um revolucionário para o seu tempo e resolveu opôr-se ao costume institucionalizado, no Egipto, da apresentação dos faraós, quando sepultados. Era costume, qualquer que fosse o aspecto físico, apresentar uma estátua de corpo perfeito, robusto, bem proporcionado, olhar distante e punhos cerrados.
Mostrava-se assim aos súbditos e aos outros povos a força e a imortalidade do Império Egípcio.
Como sempre, "não há regra sem excepção" e há  grandes homens que se opõem aos costumes estabelecidos. Assim aconteceu com Akhenaton que decidiu querer ser representado de acordo com o seu aspecto físico, apesar deste não ser o que melhor correspondia às tradições.
O seu esforço de mudança não teve sucesso, pois não conseguiu continuadores. Após a sua morte tudo voltou ao que tinha sido e a representação da família real como sempre fora.
Luta inglória a sua!... dirão alguns... Mas talvez não. Através dos tempos, a pouco e pouco, outros costumes e métodos se introduziram. E se o Faraó egípcio não viu os seus esforços coroados de êxito, outros aproveitaram das suas ideias e intenções.
Também na vida, muitas vezes, lutamos por ideais que não chegam a concretizar-se ou que terminam sem serem vistos por aqueles que se bateram por eles. Muitas vezes desistimos de defender ideais e princípios porque nos parece uma luta sem sentido que não leva a lado nenhum.
Mas não é verdade. Mesmo que não vejamos os frutos eles estarão lá prontos para serem colhidos por outros que não os semearam." Uns são os que colhem, outros os que semearam..."
Não importa quem vai receber os frutos. Interessa sim ir  semeando ideias e valores que correspondem a Verdades que não morrem.

                          Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O:P:

Sem comentários:

Enviar um comentário