quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sonhos,vivências, realidades

Assisti no sábado, na TV, à primeira entrevista de Sara Norton depois de sair da prisão.
Impressionante!
A postura, a simplicidade nas afirmações, a constatação de factos e de culpas...
Fez-me imensa impressão verificar como uma jovem pode ir descendo, talvez inconscientemente, degrau a degrau, a escada que a conduz ao abismo.

Foram questões familiares, problemas sociais, pressão dos média... talvez falta de força e, porque não? falta de Fé. Não sei. Só sei que esta situação me fez tornar mais certo o slogan que as minhas alunas já sabiam de cor à força de mo ouvirem repetir: " A vida inteira depende de dois ou três sims e de dois ou três nãos ditos durante a Juventude"

É que é precisamente nesta altura da vida que se consolida a aprendizagem do Bem e do Mal; que se fortifica a personalidade; que se estabelecem metas e se luta por elas; que se definem objectivos e se aprendem Valores.
É enquanto somos jovens que estabelecemos as grandes linhas do querer, a divisória entre o que se pretende e o que se afasta. É nesta altura que temos força , entusiasmo, alegria, para seguir os nossos ideais, mesmo quando custa. É então que temos coragem para dizer Sim ao que nos eleva e Não ao que nos afunda.
É que ser jovem é isso. É estar na fronteira entre o querer e o não querer. é o momento da escolha, das grandes opções, aquelas que são imprescindíveis e nos enaltecem ou nos diminuem.
Depois, crescemos e vamos simplesmente construindo o edifício de que um dia, mais ou menos distante, lançámos os alicerces. E não podemos ficar a meio; não podemos desistir nem lamentarmo-nos.
Olhemos em frente, levantemos o nosso pensamento até ao Pai e recordemos os Sins e os Nãos que dissemos e nos ajudaram a chegar onde estamos. E tenhamos a certeza de que Ele está lá, que nos apoia e nos espera.
                Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário