sexta-feira, 21 de junho de 2013

Conhecimento e invenções

O milénio passado foi fértil em descobertas e nomes que se distinguiram pelos seus trabalhos e as suas invenções. Entre esses nomes está Pedro Nunes. É um português, nascido em 1502 em Alcácer do Sal.
Foi um dos maiores cientistas do seu tempo, na área da Matemática, tendo-lhe sido mesmo confiada a cátedra de Matemática da Universidade de Coimbra, o que, nesse tempo, era a maior distinção que, em Portugal,  era atribuída a   um professor.
Mas os seus estudos universitários iniciaram-se em Lisboa e depois continuaram em Salamanca. Estudou não só Matemática mas também artes, Filosofia e até Medicina.
D. João III nomeou-o cosmógrafo do Reino.
Com a transferência da Universidade, de Lisboa para Coimbra, Pedro Nunes teve que se repartir entre a sua cátedra em Coimbra e as suas investigações e o seu lugar de cosmógrafo do Reino, em Lisboa.
Dedicou-se a vários problemas matemáticos e à sua aplicação até na astronáutica. 
Igualmente inventou vários instrumentos como o astrolábio e o nónio. Este é mesmo o mais conhecido e o nome deriva do apelido latino de Pedro Nunes - Petrus Nonius.
Não se sabe muito àcerca da ascendência deste grande matemático, mas pensa-se que fosse de origem judaica. Não que sobre ele tivesse recaído qualquer acusação ou suspeita mas porque dois dos seus netos- Matias Pereira e Pedro Nunes Pereira - foram condenados pelo Santo Ofício como Judeus e estiveram vários anos presos.
Mas isso não invalida as suas capacidades e o prestígio devido aos seus trabalhos.
                                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário