sábado, 16 de novembro de 2013

Anos que se celebram

Na 4ª feira a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena - a nossa - fez 145 anos. 
Começou, podemos dizê-lo com a chegada das duas Irmãs que tinham ido fazer o seu Noviciado para a Irlanda.
Aqui no Ramalhão o dia não passou despercebido: Houve uma exposição de livros e outros materiais produzidos ao longo dos tempos, montou-se um placard com fotos das nossas casas e das nossas obras, espalhadas pelo mundo, e vestiram-se alunas de religiosas. Tudo para marcar uma data que não pode ser esquecida, por nós Dominicanas e por aqueles que nos estimam.
A Congregação foi um sonho de Teresa de Saldanha mas mais do que um sonho foi um apelo do Pai e uma resposta de Teresa às necessidades que Ele lhe mostrou no campo da educação das jovens, do apoio aos desprotegidos, da difusão da palavra de Deus.
Foi um Sim gratuito mas com "custos" : Inquietações, dúvidas, Imaginação, persistência, sofrimento. 
Teresa, jovem de Fé e segura do que queria e persistente na resposta ao apelo que lhe tinha sido feito gostaria de se dedicar ao serviço de Deus numa Congregação Portuguesa, em Portugal e para os portugueses. Mas viu as suas intenções frustradas por um pai intransigente e por uma situação política adversa que expulsava de Portugal as Congregações religiosas.
Mas Teresa não desistiu. Sem desobedecer ao pai  e com persistência, contornando as dificuldades, contactou a Irlanda e mandou para Drogda as duas primeiras pretendentes, para fazerem o seu Noviciado.
Ela... ficou, presente nas obras sociais a que sempre se dedicara,dirigindo à distância a sua Congregação e esperando, pacientemente, o momento de se integrar nela.
Conheceu os dramas da República, foi expulsa da sua própria casa, mas não desanimou. Aquilo que parecia o fim da sua Obra foi afinal o meio de a expandir para o Brasil, os Estados Unidos, a Bélgica, etc..
Foi a dispersão, que fez  com que hoje a Congregação esteja espalhada pelo mundo.
E a Madre Teresa, a Fundadora, certamente sofreu, viu até mudados os seus sonhos de uma Congregação Portuguesa para Portugal mas, para ela, a vontade de Deus estava acima de tudo e em tudo ela via a mão de Deus.
Foi a Fé, a confiança, a persistência, a dedicação que fez de Teresa de Saldanha a pessoa que admiramos e esperamos, um dia, ver nos altares.
                                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.

4 comentários:

  1. Minha querida Madre Teresa. Disse-lhe ontem que iria comentar no seu blog e aqui estou eu :)

    Já dei uma vista de olhos e posso dizer que adoro o blog. Os seus textos são lindíssimos, parece que até estou a ler a Família Cristã - revista da qual sou assinante.

    Já vi que publica com frequência, o que me agrada bastante pois eu também o faço no meu blog. O seu vai já para os meus links. Madre importa-se que faça "publicidade" do seu blog no meu? Publicações desta categoria são dignas de serem vistas por todos :)

    A partir de hoje serei visitante assídua.

    Um grande beijinho desta ex-aluna do Ramalhão,

    Andreia M.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada,minha filha. Fiquei muito contente por ver o seu comentário.Ainda bem que
    gostou. Claro que pode fazer "publicidade" porque se é útil todos podem ver.
    Escrevo com todo o carinho e amizade para as minhas ex-alunas.
    Um grande beijinho
    Ir. Teresa,o.p.

    ResponderEliminar
  3. Gosto mesmo do seu blog :)

    A Madre SEMPRE fez tudo por carinho e amizade às suas alunas, disso ninguém tenha dúvidas. Já fiz "publicidade" :)

    Aproveito para dizer que será sempre bem-vinda ao meu blog.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  4. Ontem disse-lhe que costumo falar do Ramalhão no meu blog. Se quiser ver basta escrever "Ramalhão" na barra de pesquisa que aparecem logo todas as publicações relacionadas com o Colégio :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar