domingo, 24 de novembro de 2013

Cristo Rei do Universo


Hoje, festa de Cristo - Rei
No meu tempo de Juventude,  era um  grande  dia, o dia chamado     da Acção Católica, este movimento criado pelo Papa com o objectivo   de formar cristãos comprometidos e apóstolos empenhados.
Todos nos juntávamos na Sé para fazer o nosso juramento de comprometidos e responsáveis.
Um mar de saias / calças azuis escuras e camisas azuis claras. É que também a Acção Católica tinha um uniforme, desde as aspirantes aos dirigentes, da JECF à LUC...
Que emoção quando aquele mar de gente estendia o braço direito e proclamava alto... " e assim prometo e juro e que Deus me ajude". E o momento da despedida, quando todos em coro cantavam o Hino : "Abram alas , terra em fora..."
Foram tempos e momentos que deram o seu fruto. Formaram muita gente, fizeram apóstolos, defenderam valores, estenderam a sua acção a todos os meios, idades, estados.
Depois os tempos mudaram,  a Acção Católica foi-se desmoronando e sendo substituída por movimentos profissionais como os médicos católicos, os farmacêuticos católicos, etc..
Mas cada dia de Cristo Rei eu recordo os ardores da minha juventude, o entusiasmo com que preparávamos a recepção de emblema, a seriedade com que vivíamos os propósitos saídos das reuniões, o compromisso responsável com que encarávamos os lugares de dirigentes...
Não foi a Acção Católica que fez de mim religiosa mas deu-me muitos dos valores que me foram necessários ao escolher este caminho.
Os tempos mudaram mas a formação e os valores ficaram.
Que o Pai nos ajude, a todos os que passámos por este Movimento da Igreja, a continuar a defender tudo o que vivemos.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário