terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mudar o coração ou a vida?

" Tudo o que há para mudar é o nosso coração sugere-nos  Marie - Alain Couturier, Mais do que a nossa vida"
Numa primeira e muito rápida abordagem apetece-me discordar... Com convicção ou simplesmente por contestação? Não! É que considero mesmo que há coisas a mudar na vida , desde o que fazemos ao que somos. Nem tudo o que fazemos está correcto e nem tudo o que somos está perfeito.
Há uma distância entre aquilo que vemos em nós, aquilo que somos e realizamos, e aquilo que Deus queria que fôssemos. Logo... há coisas a mudar na vida.
Mas... em boa verdade, tudo o que somos e, portanto, tudo o que fazemos, resulta do que sentimos e do bem e do mal que alimentamos no nosso coração.
"É o coração que comanda a vida", diz a canção e eu não sei se isso não é, em grande parte, verdade.
É no Amor, na correspondência ao Amor que recebemos do Pai e à sinceridade daquele que Lhe damos, que se encontra toda a nossa caminhada de Bem e de Verdade , aquela que se espera de nós.
Costumava dizer às minhas alunas que "a vida inteira depende de dois ou três Sims e de dois ou três Nãos ditos durante a Juventude".  E continuo a pensá-lo. 
Simplesmente sei hoje que é fácil esquecer esses Sims  e esses Nãos . Compreendi que muitas vezes os trocamos por uma realidade que nos parece mais adequada , mais lógica, melhor, + + +... E porque não dizê-lo? Mais fácil, mais agradável, mais sedutora...
Acho que temos que voltar a rever os Sins e os Nãos, ter cuidado com os Sims que dissemos um dia e que foram sonhos que o Pai nos inspirou. Talvez hoje nos pareçam pesadelos... Estaríamos enganados? Ou é o coração que está a precisar de mudança?
Deus continua à espera, mesmo quando erramos!...
   Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário