quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Reflexões para um dia de sol

Novamente ontem a Igreja apresentou o Evangelho com a história dos dez leprosos. Já me fala demais de agradecimento e ingratidão, sentimentos que estão presentes nas nossas vidas e nem sempre olhamos como devíamos.
Mas , o que  verdadeiramente me chamou a atenção foi a última frase de Jesus : ..." a tua Fé te salvou".
É que a Fé não passa por acaso pela nossa vida. É ela que dá força para ultrapassar as dificuldades que se levantam a cada passo, é ela que nos ajuda a acolher alegremente aqueles projectos que não escolhemos nem desejámos.
Quando na Vida optámos por um caminho, fizémo-lo de mãos vazias e coração aberto. Para trás ficaram plano, desejos, costumes, situações.
Sabíamos onde íamos começar mas desconhecíamos os atalhos que se nos iam apresentar. Apesar disso, não hesitámos! Não pretendíamos conhecer os "se" ou os "então"... Confiávamos! Mas, queremos conhecer agora?
Há medos a paralisar-nos , a fazer adiar respostas. Ainda bem! A precipitação é inimiga da tranquilidade e da certeza. Sobretudo impede-nos de acreditar que, por detrás de cada projecto que nos é apresentado está Deus  e Ele quer sempre o melhor para nós. E depois... todo o  serviço que nos é pedido faz parte da cruz que, parece?! somos chamados  a ajudar a transportar, qual Cireneu. E, não serão reflexos daquele Sim que queríamos sem restrições?
Foi a Fé que salvou o leproso.
Que seja a Fé que nos salve de dúvidas, inquietações, erros, injustiças.
Deus está lá e acolhe-nos.
                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário