Na 4ª feira a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena - a nossa - fez 145 anos.
Começou, podemos dizê-lo com a chegada das duas Irmãs que tinham ido fazer o seu Noviciado para a Irlanda.
Aqui no Ramalhão o dia não passou despercebido: Houve uma exposição de livros e outros materiais produzidos ao longo dos tempos, montou-se um placard com fotos das nossas casas e das nossas obras, espalhadas pelo mundo, e vestiram-se alunas de religiosas. Tudo para marcar uma data que não pode ser esquecida, por nós Dominicanas e por aqueles que nos estimam.

Foi um Sim gratuito mas com "custos" : Inquietações, dúvidas, Imaginação, persistência, sofrimento.
Teresa, jovem de Fé e segura do que queria e persistente na resposta ao apelo que lhe tinha sido feito gostaria de se dedicar ao serviço de Deus numa Congregação Portuguesa, em Portugal e para os portugueses. Mas viu as suas intenções frustradas por um pai intransigente e por uma situação política adversa que expulsava de Portugal as Congregações religiosas.
Mas Teresa não desistiu. Sem desobedecer ao pai e com persistência, contornando as dificuldades, contactou a Irlanda e mandou para Drogda as duas primeiras pretendentes, para fazerem o seu Noviciado.

Conheceu os dramas da República, foi expulsa da sua própria casa, mas não desanimou. Aquilo que parecia o fim da sua Obra foi afinal o meio de a expandir para o Brasil, os Estados Unidos, a Bélgica, etc..
Foi a dispersão, que fez com que hoje a Congregação esteja espalhada pelo mundo.
E a Madre Teresa, a Fundadora, certamente sofreu, viu até mudados os seus sonhos de uma Congregação Portuguesa para Portugal mas, para ela, a vontade de Deus estava acima de tudo e em tudo ela via a mão de Deus.
Foi a Fé, a confiança, a persistência, a dedicação que fez de Teresa de Saldanha a pessoa que admiramos e esperamos, um dia, ver nos altares.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.
Minha querida Madre Teresa. Disse-lhe ontem que iria comentar no seu blog e aqui estou eu :)
ResponderEliminarJá dei uma vista de olhos e posso dizer que adoro o blog. Os seus textos são lindíssimos, parece que até estou a ler a Família Cristã - revista da qual sou assinante.
Já vi que publica com frequência, o que me agrada bastante pois eu também o faço no meu blog. O seu vai já para os meus links. Madre importa-se que faça "publicidade" do seu blog no meu? Publicações desta categoria são dignas de serem vistas por todos :)
A partir de hoje serei visitante assídua.
Um grande beijinho desta ex-aluna do Ramalhão,
Andreia M.
Obrigada,minha filha. Fiquei muito contente por ver o seu comentário.Ainda bem que
ResponderEliminargostou. Claro que pode fazer "publicidade" porque se é útil todos podem ver.
Escrevo com todo o carinho e amizade para as minhas ex-alunas.
Um grande beijinho
Ir. Teresa,o.p.
Gosto mesmo do seu blog :)
ResponderEliminarA Madre SEMPRE fez tudo por carinho e amizade às suas alunas, disso ninguém tenha dúvidas. Já fiz "publicidade" :)
Aproveito para dizer que será sempre bem-vinda ao meu blog.
Beijinhos grandes
Ontem disse-lhe que costumo falar do Ramalhão no meu blog. Se quiser ver basta escrever "Ramalhão" na barra de pesquisa que aparecem logo todas as publicações relacionadas com o Colégio :)
ResponderEliminarBeijinhos