domingo, 17 de novembro de 2013

O sinal da Luz

A nossa capela, para além de lugar de oração, também às vezes é visitada pela professora de História com os seus alunos, para admirar o quadro da Adoração dos pastores, exemplo da pintura barroca.

Foi o que aconteceu outro dia , quando eu estava calmamente rezando.
Lá entraram os pequenos, com eles chegou a professora e a lição começou, não me despertando muito interesse. Conheço sobejamente o assunto...
Mas, de repente, a professora chamou a atenção para a luz que, no quadro, se concentra na pessoa de Jesus, deixando o resto dos personagens mais ou menos na sombra.
Como que dei um salto porque aquela luz me falava ao coração. Era uma chamada de atenção, um apelo.
Os alunos saíram e eu fiquei contemplando esse menino que parecia vivo e estendendo-me os bracinhos.
De repente, enquanto eu olhava para o quadro, que está do lado direito do altar, um raio de sol entrou pela janela e foi centrar-se no crucifixo grande do altar, ao mesmo tempo que iluminava o sacrário.
Não sou dada a interpretações místicas, mas aquela luz que pareceu vir de Jesus Menino, transitou para Jesus-Homem, dádiva na cruz e, simultâneamente, parou no sacrário onde Cristo, pão da vida se oferece cada dia, não podia deixar-me indiferente.
A luz, é a alegria, a esperança, a confiança que depositamos n´ Aquele que no-la dá para que a levemos àqueles que ainda não acreditam. A luz, passa por nós e de nós deve dar o testemunho do Senhor que em nós habita.
Fico olhando estes três aspectos do mesmo Deus que se fez Homem, que conta connosco, que não se enganou quando delineou a nossa vida. Fico olhando e perguntando o que espera Deus de cada um de nós ao dar-nos a luz da Fé e o seu Amor e, como Lhe temos respondido.
                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

3 comentários:

  1. Sei bem de que quadro se trata. Há coisas que não se explicam, mas eu vejo sempre esses acontecimentos como uma resposta de Deus.

    Há uns anos estava a rezar o terço à Nossa Senhora de Fátima no quarto e tinha uma vela acesa junto da Sua imagem. A vela estava mesmo quase a apagar-se e eu pedi para que a mesma não se apagasse como sinal de que a minha prece seria atendida e dois segundos depois ficou cheia de luz, com uma chama enorme. Fiquei tão emocionada que até chorei e em agradecimento rezei o terço novamente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar