quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Ontem e hoje


Num dia de sol embora frio apetece passear pelo pinhal e dar um vista de olhos pelo "solar" observando aquelas crianças que cada vez são mais novinhas e mais infantis.
Ali trabalham as mesmas pessoas " do meu tempo " : as educadoras ( a Rita, a Joana, a Ana Rita ) e as auxiliares ( a Ana Luisa, a Isabel, a Emilia ) 
Educadoras e auxiliares  dedicadas e amigas, que muitos pequeninos acolheram e ajudaram a formar.
Olhando aquele espaço, não pude deixar de recordar velhos tempos em que não havia "solar". É que aquela construção (mais simplificada, claro!) era nem mais nem menos do que a casa do caseiro- o sr. José Marques. Quando ele mudou de residência, remodelámo-la, embelezámo-la e passou a ser o centro das actividades circum-escolares. À procura de um nome pomposo, a Paula Dias Agudo lembrou a designação de " solar das actividades" e ficou... ate lá se instalar a Infantil e o 1º ciclo. Então encurtou-se o nome e ficou apenas "solar" designação que mantem até hoje.
Antes, o 1º ciclo (antiga primária) ocupava o espaço ao pé do Laboratório de C.N. , estendia-se pelo que depois foi o Conselho geral e ia até ao 2º andar. A infantil, estava situada nas galerias do Ginásio velho.
Nessa época faziam história a Ana Augusto, ( uma educadora que era muito terna e nunca levantava a voz   ) e as professoras Fernanda, M. do Rosário, Paula e Cristina Roquete, entre outras)
A Maria do Rosário e a Rita eram assíduas e indispensáveis nas viagens. Alegres, responsáveis, atentas, amigas... Na Disney tinham "lugar cativo". Acho que nem a viagem era a mesma coisa sem elas.
Talvez por isso tenhamos deixado de lá ir...
Acho que muitas alunas recordam estes professores e estas viagens, com alegria e também com saudade.
E, certamente um grupo da 4ª classe dessa época lembra uma ida à Bélgica, integrada numa actividade da Câmara de Sintra e do movimento cultural "Princesas chegam ; princesas partem".
Ficámos num Colégio de meninas em Bruges e fazíamos grupo com os alunos dos Jesuítas. Com eles realizámos muitas actividades semelhantes às que fazíamos cá e visitámos várias cidades.
A festa do "casamento da nossa  Princesa com o príncipe belga" realizou-se com toda a "pompa e circunstância" na câmara de Bruxelas.
Belos Tempos! Viagens inesquecíveis! Trabalho e cooperação imparáveis!
O meu obrigada a todas e cada uma. Que o inesquecível seja incentivo para novos entusiasmos.
                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário