O Papa Francisco anunciou a canonização próxima de dois Papas já Beatos: João XXIII e João Paulo II. Esta canonização será concretizada a 27 de Abril deste ano .em Roma.

O pontificado de João XXIII foi relativamente curto, apenas sete anos. Um Papa de transição, dizia-se. Mas, foi dele a ideia e a concretização dum Concílio que revolucionou a Igreja e o mundo.Pretendia a renovação da Igreja e a adaptação da pastoral ao mundo moderno e em mutação. A ele devemos novas regras, novas normas, novas orientações para a vida dos cristãos. Duas grandes encíclicas marcaram o seu pontificado: Mater et Magistra e Pacem in Terris. Alegre,jovial,simpático, era o Papa da bondade.
Com João Paulo II, outro tipo de revolução: a queda do muro de Berlim, a perda da supremacia da Rússia sobre os países de leste, a mudança de conceito de comunismo, a tentativa de conciliação entre católicos, ortodoxos e judeus.
João Paulo II é um Papa especial. Polaco, desportista, amante do teatro, um amigo dos jovens, um arrebatador de multidões.
Mesmo doente, não fugiu nem se escondeu. Continuou a participar em tudo e dar o seu testemunho de paz e de oferta.
Criticado por alguns, exactamente por isso, foi admirado pela maioria por ter a coragem de enfrentar a sua doença em frente dos "grandes" do mundo.
Dois santos a acrescentar ao calendário; dois santos para admirar o seu testemunho e tentar imitar naquilo que nos for possível. Ser santo é o apelo que Deus faz a cada um de nós. Sê-lo é o trabalho de toda uma vida, na correspondência à graça do Pai.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário