quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nossa Senhora da Lapa


Nossa Senhora da Lapa

Barro pintado apenas
Duas, três mãos de barro,
amassado e moldado
por duas mãos serenas.

Mas em toda a capela,
e a capela é imensa,
nada tem mais presença
do que a presença d`Ela.

Quem não se comovera?
Tão íntima, tão minha,
como se as mãos que põe
por mim só as pusera.

E um vago sentimento
de ter que lhe pedir
(mas por quem? mas o quê?)
me desprende do tempo.  

Criança ajoelhada,
falei-lhe num murmúrio,
não fosse perturbar
a penumbra em que estava


Que palavras Lhe disse
(se é que disse palavras...)
tão cá dentro, tão baixas,
que só Ela as ouvisse?

                                       
O que pedi? por quem?
Que vai acontecer
que eu possa perceber
que é de Ela que vem?

 Mas não, Virgem, não quero
 um sinal que me explique.
 - em Tuas mãos me entrego
 como se ao mar me desse.
             Sebastião da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário