sábado, 19 de outubro de 2013

O Ramalhão fez anos

Dia 15 de Outubro. Festa de Santa Teresa de Ávila

Estávamos a festejar o encerramento do 70º aniversário da abertura do Colégio de S. José - Ramalhão.
Sonhávamos com uma grande festa, uma Missa com alunos, professores, funcionários, pais, antigos alunos..., actividades desportivas várias, uma tarde cultural, que sei eu!... Tudo aquilo a que 70 anos de existência, de cultura e formação tinham direito. Mas, "o homem põe e Deus dispõe". As circunstâncias trocaram-nos as voltas e os nossos planos abortaram. "Não vale a pena chorar sobre leite derramado". Os tempos mudam, as circunstâncias modificam-se mas a vida continua. Por isso, recordamos...
O ano passado, neste dia, houve realmente uma grande festa. Era o início das comemorações.
De manhã,houve competições desportivas, entre turmas, com os professores Tiago e Ricardo presidindo a elas. Muita competição, muita alegria, muito desportivismo.
Aliás repetimos estas competições no dia de S. José, outra ocasião de festa, em que o Colégio do Restelo veio festejar connosco. E houve medalhas e tudo para as equipas participantes.
Mas voltando ao 15 de Outubro... Depois do almoço, uma tarde aberta . Na Biblioteca, um chá, durante o qual os prof. João Carlos, Ângela e Manuela tinham preparado uma sessão cultural. E houve declamações, récitas, etc. apresentadas pelos alunos. Simultaneamente, uma exposição de cartas geográficas, preparada pela professora Agostinha.
Na sala de Moral era o reino da Matemática, com as professoras Paula Cruz, Sofia Lopes e Ana Festas. Havia quebra-cabeças, jogos, puzzles... tudo para entusiasmar jovens e adultos e desenvolver as suas aptidões matemáticas. O facto é que teve imensa adesão, mesmo dos pais. Acho que todos queriam testar as suas capacidades.
Na "sala escura" e na sala de Desenho eram os ateliers de artes e História. Foram patrocinadoras as respectivas professoras: Ana Passarinho e Ana Isabel que apresentaram uma grande variedade de trabalhos. Aqui colaborou também o 1º ciclo que fez pequenas lembranças para oferecer aos visitantes, bem como bolinhos e bolachinhas, fabrico dos próprios.
No Laboratório de Química, as actividades científicas, coordenadas pelas respectivas professoras. Houve experiências, demonstrações, explicações detalhadas dos procedimentos a realizar.
O final passou-se no Ginásio, com o Hino do Colégio, dirigido pela professora Ilka e cantado por todos e um power point sobre a história do Colégio, preparado pelos professores Angela, Sofia Lopes e João Paulo.
Foi um dia inesquecível!...
Temos que o agradecer a Deus  e a todos aqueles que  o tornaram possível, preparando, colaborando, incentivando e participando.
                                           Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


2 comentários:

  1. É verdade..foi um dia espetacular. Espero podermos continuar a festejá-lo....mas pelo menos no nosso coração vai estar sempre a recordação desse lindo dia!

    ResponderEliminar
  2. NÃO O ESQUECEREI NEM A TODOS AQUELES QUE O TORNARAM POSSÍVEL

    ResponderEliminar