terça-feira, 8 de outubro de 2013

Escadas que falam

Revendo o power point que apresentámos na Reunião dos Antigos alunos que deu início às comemorações do 70º aniversário do nosso Colégio, encontrei um slide que me chamou a atenção. Eram várias fotos sobrepostas, de locais do Colégio, que tinham por objectivo levar os antigos alunos a recordarem sítios e acontecimentos.
Entre elas, a fotografia duma escada que já não existe, mas muitas histórias teria para contar. Foi retirada recentemente com receio de que houvesse um acidente, coisa que nunca aconteceu em 70 anos. Mas... são outros tempos e outras crianças e jovens.
Esta escada, a que me refiro, muitos se lembrarão dela, quer alunos, professores ou funcionários. Começava na "sala escura" que dá acesso à sala de Desenho e terminava na sacristia.
Por ela desciam as alunas internas, ao fim do dia, no mês de Maio, para irem à capela rezar o Rosário a Nossa Senhora.
Dela se serviam, em tempos mais recuados, as internas quando, de manhã cedo, iam à Missa da comunidade.
Por ela subia a Irmã sacristã, que vinha da capela e ia até às tribunas fazer qualquer mudança ou arranjo.
Por ela subiam também os alunos, quando havia Missa na capela para um grupo mais diminuto.
Era uma maneira rápida e eficiente de chegar às aulas sem ninguém se "perder" pelo caminho.
Mas, claro! há sempre mentes ardilosas que arranjam ocupação para espaços que têm outras funções... Por isso, aquelas escadas eram também utilizadas para quem, à hora do recreio do almoço,  se queria esconder para conversar ou estudar. Sempre houve e sempre haverá "desvios de utilização".
Hoje essa escada foi tapada, desaparecendo também a balaustrada, evidentemente. Em seu lugar, mesas e cadeiras para quem quer estudar ou fazer trabalhos.Mas, cada vez que por ali passo, recordo a escada e as mil aventuras que ela evoca. O nosso Colégio está cheio de pequenos e grandes espaços que evocam outras vidas e outras aventuras.
                            Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

1 comentário:

  1. Oh.. Tantas vezes que desci essa escada e me escondi para ler em "paz".
    Saudades..

    ResponderEliminar