segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O tempo e o espírito

Aqui há uns tempos, chovia e eu, à janela, pensava na inconstância do tempo.
É que, primeiro a chuva se resumia a uns pingos suaves e lentos, como lágrimas que brotam do coração. De repente, uma bátega de água que lavou  ruas e caminhos  e encharcou quantos,  imprudentes, saíram  de casa sem protecção adequada. 
Depois... tudo voltou à quase normalidade. Apenas uma chuvinha leve que refrescava o espírito e o coração a chuvinha que, no momento, eu observava da janela.
E, porque o espírito é fantasista e salta de assunto em assunto, lembrei-me duma amiga que, um dia, também de chuva assim incerta, falando da vida e das dificuldades  que se lhe apresentavam me disse: Era bom que a vida fosse assim como a chuva; simples e de transformações imediatas como o tempo. Era bom que depois das grandes "tempestades", das imensas dificuldades e lutas, das inúmeras contradições e dores... chegasse a "bonança" e o nosso coração voltasse a cantar de esperança.
Tentei esquecer tudo o que de contradição às vezes passa pela nossa mente e responder-lhe com entusiasmo: Mas é assim a Vida, sim! É assim se nós fizermos por isso; se acreditarmos que Deus conta connosco e nos guia; se O tivermos como companheiro de viagem; se deixarmos que o Espírito Santo seja a nossa luz e a força que nos conduz em frente.
Não podemos é deixar, disse-lhe, que o desgaste, o cansaço, o desânimo, a neurastenia ou a depressão possam mais que a Graça; que nos levem a adiar pequenas e grandes decisões que modificariam o que queremos e sentimos. Não podemos permitir que o dia-a-dia nos arraste e nos leve a conformarmo-nos com o que temos, sem desejar o mais e o melhor. Não deixemos para àmanhã o que tem que ser feito hoje; não adiemos a procura das soluções que se impõem  nem nos enganemos,  tentando convencer-nos que está tudo bem.
Deus conta com o nosso querer em procurá-Lo e em corresponder aos dons com que encheu a nossa Vida.
No fim, acho que ambas acabámos mais ricas e que tinha valido a pena.
                        Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário