sábado, 26 de outubro de 2013

O Homem do caminho


Hoje estive a ler umas pequenas meditações sobre S. Domingos de Gusmão. Numa delas, o autor denomina-o por " homem do caminho ". E explica porquê. É que S. Domingos percorreu estradas sem fim . Estradas de Espanha, de França, de Itália, que sei eu!... Andou por veredas e caminhos de quantas aldeias e vilas conheceu. Visitou e permaneceu em quantos lugares se lhe depararam e lhe chamaram a atenção.
E isto, porquê?
Um leitor incauto ou alguém que não conhecesse nada da vida e obra de S. Domingos , poderia pensar ou dizer que ele gastou a sua vida a fazer turismo.
Homem do caminho...
Mas não. Nada disso Domingos não era um curioso das coisas e lugares. Era o caminhante que levava a palavra de Deus  a quem a não conhecia; o pregador que transmitia a mensagem  de Jesus Cristo a quantos encontrava no caminho; o apóstolo que, em busca da salvação das almas não desperdiçava tempo nem negava esforços.
Onde quer que houvesse alguém que não conhecia Jesus ou se afastara da Sua doutrina, aí estava Domingos, com a sua bondade e sabedoria, a sua paciência e a sua Luz, para o chamar à razão e lhe transmitir a mensagem do Pai.
Caminhante, sim... mas mesmo pelos caminhos não esquecia Deus e mantinha intensa a sua oração.
Cansado muitas vezes, exausto mesmo, mas atento aos seus Irmãos e às suas necessidades e problemas, a que dava prioridade.
E isto, independentemente da sua grande preocupação que era a salvação das almas. Por elas e para elas fundou a sua Ordem , uma Ordem única na época, simultaneamente comunidade orante mas com a missão de transmitir o fruto da sua contemplação, alimentada pelo estudo e apoiada por uma vida comunitária consciente e séria.
Que S. Domingos continue a proteger a sua Ordem e a dar a cada Irmão a força da fidelidade na Graça e a correspondência ao carisma da Ordem que escolheu e o acolheu.
                                 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário