
Um leitor incauto ou alguém que não conhecesse nada da vida e obra de S. Domingos , poderia pensar ou dizer que ele gastou a sua vida a fazer turismo.
Homem do caminho...
Mas não. Nada disso Domingos não era um curioso das coisas e lugares. Era o caminhante que levava a palavra de Deus a quem a não conhecia; o pregador que transmitia a mensagem de Jesus Cristo a quantos encontrava no caminho; o apóstolo que, em busca da salvação das almas não desperdiçava tempo nem negava esforços.

Caminhante, sim... mas mesmo pelos caminhos não esquecia Deus e mantinha intensa a sua oração.
Cansado muitas vezes, exausto mesmo, mas atento aos seus Irmãos e às suas necessidades e problemas, a que dava prioridade.
E isto, independentemente da sua grande preocupação que era a salvação das almas. Por elas e para elas fundou a sua Ordem , uma Ordem única na época, simultaneamente comunidade orante mas com a missão de transmitir o fruto da sua contemplação, alimentada pelo estudo e apoiada por uma vida comunitária consciente e séria.
Que S. Domingos continue a proteger a sua Ordem e a dar a cada Irmão a força da fidelidade na Graça e a correspondência ao carisma da Ordem que escolheu e o acolheu.
Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.
Sem comentários:
Enviar um comentário