domingo, 20 de outubro de 2013

Fátima em Roma


Realmente Fátima é o altar do mundo e Nossa Senhora de Fátima é reconhecida e venerada por toda a parte. 
No fim de semana passado, no âmbito da Peregrinação Mariana, integrada neste ano da Fé, a imagem da Virgem de Fátima viajou até Roma. O objectivo era a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria, a qual, segundo Lúcia , devia ser feita na presença dos cardeais. Por isso, a pedido do Santo Padre, lá foi a imagem da capelinha passar o fim de semana à praça de S. Pedro. 
E foi um acontecimento pois esta imagem, nestes 96 anos, apenas três vezes saiu da capelinha das aparições em Fátima. E foi um acontecimento pois, da praça de S. Pedro, Maria vai assumir-se como traço de união entre Fátima e o mundo.
É a consagração do mundo ao Imaculado coração de Maria mas é também o reconhecimento de Fátima como local de culto, como espaço de devoção, como crédito na palavra de três crianças que, contra tudo e todos, continuavam a afirmar: " Nós vimos a Senhora ".
Mas mais do que dizer, eles viviam, testemunhavam.
Nossa Senhora pedira-lhes para rezar o rosário e eles faziam-no; Maria solicitara que o sacrifício fizesse parte das suas vidas e eles corresponderam, muito acima do que seria de esperar de crianças.
Tudo isto tem que ser  uma chamada de atenção para nós. Os pedidos de Nossa Senhora não eram destinados apenas àquelas três crianças. Eles eram para nós, para os cristãos e os não cristãos, para todos "os Homens de boa vontade".
Tal e qual como a promessa que lhes foi feita " No fim, o meu Imaculado Coração triunfará!" se dirige a todos os que temos Fé e consideramos Maria como Mãe, bem como aos outros que Ela também ama.
Confiantes na Mãe que nos guia e nos acolhe, olhemo-La,correspondamos ao que nos pede e, sem medo, sigamos em frente.
                           Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário