domingo, 22 de setembro de 2013

Professoras ausentes que estão presentes


A semana passada fez anos uma das nossas ex-professoras de Português que sempre é lembrada, entre o corpo docente e não só - a Maria da Conceição Barraca.
Telefonei-lhe a dar os parabéns e falámos, recordando, coisas de outros tempos. Dito assim, até parecem coisas de outras épocas, mas não foram! Fazem parte dum passado bem recente e foram passos da vida que foi nossa, dos nossos professores, dos nossos alunos.
Ao pensar em tudo isto e lembrando esta professora e a sua estadia entre nós,recordei outras excelentes professoras de Português,ainda vivas e em actividade:A Maria de Lurdes Gonçalves ( a Lurdinhas, como lhe chamavam algumas colegas) e a Luisa Supico. Eram todas professoras do Ensino Secundário e foram chegando e saindo conforme as turmas cresciam ou iam decrescendo. Deixavam sempre saudades...
Eram professoras do ensino oficial e estavam portanto no Colégio em regime de acumulação. Mas, não se distinguiam da professora efectiva- Cristina Ovídeo, igualmente amorosa e competente.
Pudémos sempre contar com elas, com a sua dedicação, o seu profissionalismo, o seu entusiasmo. E deixaram um lugar no nosso coração  e, certamente, no das alunas que leccionaram.
Ao escrever isto, lembro uma outra professora de Português - eu hoje dediquei o dia à língua materna...- a Teresa Azinheira, que logo ao ser contratada declarou que não era católica. Mas... quem diria? Ninguém como ela cumpria as exigências de vida cristã impostas no Colégio.
São assim os autênticos profissionais!...
" Recordar é viver " disse alguém  e nunca senti tão verdadeira esta afirmação. É que, recordando estas pessoas, amigas como todos os professores do Colégio, estou a viver outros tempos e outras situações. Estou a viver festas, lanches, almoços, passeios... Estou a viver discussões e partilhas... Estou a reviver pedaços duma vida feita de alegrias e dificuldades, de colaboração e de apoio.
São histórias da história da maior parte da vida destes 70 anos do nosso Colégio. São recordações do tempo que tornaram grande o Colégio e inesquecíveis os que cá trabalharam.
Um grande obrigada a todos os professores que por aqui passaram e que recordo com carinho e saudade.
              ir.Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P.

Sem comentários:

Enviar um comentário