sábado, 14 de setembro de 2013

Dominicanos e pobreza

Já mais duma vez me perguntaram qual a diferença entre a Ordem Dominicana e a Franciscana , uma vez que ambas são,às vezes, denominadas como "Mendicantes".

Hoje, por acaso, ao ler um texto de Alain Quilici,o.p., encontrei uma resposta que talvez satisfizesse alguns curiosos. "Francisco de Assis fundou uma "ordem" de pobres cuja vocação é pregar, pobremente, Cristo pobre; Domingos uma "ordem" de pregadores para imitar Cristo pregador do Evangelho".
Mas, esta não é a única especificidade dos Dominicanos. Eles também pertencem a uma Ordem eminentemente democrática:" O que vai ser vivido por todos por todos deve ser decidido".
Mas, falando da vida de pregação dos filhos de S. Domingos, percebemos que ela tem que conciliar dois aspectos indissolúveis: a vida comum e o anúncio da Palavra.
E, nesta vida em comum, vemos ressaltar a pobreza, " a mendicidade" da Ordem, que consiste em cada um não ter bens próprios mas viverem todos comunitariamente com o que a Providência se digne conceder-lhes.
Por outro lado, o anúncio do Evangelho, era uma ocupação exclusiva que S. Domingos queria para os seus Irmãos. E, porque para a pregação é indispensável conhecer e rezar, os frades dominicanos deviam ter o estudo e a oração como sustentáculo da pregação. Deviam, no início da Ordem, por impositivo de S. Domingos, mas devem tê-los hoje e sempre.
Os Dominicanos são, por excelência, transmissores da palavra, pregadores do Evangelho, a Boa Nova de Jesus Cristo.. A Bula de Confirmação da Ordem atesta esta realidade designando os Irmãos como Frades Pregadores.
Estejamos conscientes disto e peçamos ao Pai que os ilumine  e continue a alimentar com as Suas Graças  esta "Ordem" que foi uma vocação especial de S. Domingos que o levou a iniciar um conceito novo de vida religiosa.
                          Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário