quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Comprar sem dinheiro

"Quem tem sede vinde à nascente das águas. Vós que não tendes dinheiro, vinde e comprai , sem dinheiro, vinho e leite"
Este convite feito por Isaías, numa das Leituras breves do Ofício, remete-nos para a disponibilidade, a pobreza, a confiança. Diz-nos que basta estar de coração aberto e alma liberta; que o importante é saber ler os apelos e ter a certeza da actuação da Divina Providência.
O essencial é ter sede de Deus, de O ouvir, de acolher o seu apelo; o indispensável é ter fome da Sua palavra, do Seu corpo e sangue que é a Eucaristia.
Estes versículos não nos dizem que quem não tem dinheiro tem que trabalhar para o conseguir; não sugere que façamos jejum porque não temos dinheiro. Tudo isso pertence a uma outra realidade que fica aquém da mensagem que a Bíblia nos quer transmitir. Ela fala-nos dum Pai que nos olha com amor, que nos atende, que mata a nossa sede, que alimenta a nossa fome. E não pede nada em troca... apenas a nossa Fé, a nossa confiança, a nossa disponibilidade, o nosso desejo de ir ao Seu encontro.
Vós... Vinde e comprai sem dinheiro...
Gosto de ler estes versículos e pensar que Deus me aguarda junto à "nascente das águas", o coração donde brota toda a graça que alimenta o nosso Amor.
Aprecio pensar que se estiver desprendida, pobre, (no verdadeiro sentido da palavra), livre de todas as amarras que nos prendem e nos sufocam, não preciso de mais nada porque Deus providencia, Deus dá-nos o essencial, Deus dá-se-nos.
E se acreditamos que em Deus temos tudo , que mais precisamos para ser felizes? Não há contrariedades, nem dificuldades, nem dores, que perturbem o nosso coração.
 Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro,o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário