segunda-feira, 2 de setembro de 2013

No mundo da surpresa...


Surpresa é uma palavra que habitualmente tem uma conotação negativa. É quase sempre algo que nos causa espanto, aborrecimento, dificuldade. 
Aliás o dicionário, (que eu gosto sempre de consultar nestas circunstâncias), embora nos apresente também uma definição mais optimista, igualmente nos fala em sobressalto, admiração, choque súbito.
Mas nem sempre a surpresa é não ter Missa quando contávamos com ela, não conseguimos bilhetes quando pensávamos viajar, ficarmos retidos em casa por uma chuvada inesperada em pleno Verão...
Há surpresas que são agradáveis e nos enchem de alegria: uma operação bem sucedida, um mail dum amigo que nos traz tranquilidade, uma conversa amena e agradável com uma amiga.
Dumas e doutras, apesar de tudo, há que dar graças a Deus. É que ambas fazem parte da vida e a vida é, na verdade, uma aventura que temos que aprender a realizar.
E a vida dum cristão ainda é uma aventura maior. Ouvi esta afirmação outro dia numa homilia e na altura passou-me ao lado. Tinha outras coisas a encher-me o espírito e o coração... Agora que estou mais calma e tranquila, posso parar e reflectir nesta grande realidade. A vida do cristão é realmente uma Aventura: entre Amor e dúvida, satisfação e intranquilidade, certeza e interrogação... que mundo de coisas!...
E depois, onde pôr a coerência entre a nossa vontade e o querer de Deus? E o mal, a guerra, o sofrimento... a Liberdade do Homem e a misericórdia do Pai.
É uma aventura viver tudo isto, sem desânimo, sem inquietação, alegremente, dando graças, com a certeza de que a Vida também é um motivo de Surpresa.
Saibamos compreendê-la e dar graças ao Pai que cada dia nos dá um novo motivo de espanto e de ventura.
 Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.
                             

Sem comentários:

Enviar um comentário