sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Conhecer indica crescimento


A comunicação social, de vez em quando, vai-nos lembrando nomes, mais ou menos conhecidos, do mundo dos homens, quer no campo das ciências, das letras ou das artes.
Ontem, recordou-nos os Beatles  e  a apresentação  da célebre música Yesterday,  que  ninguém, novo ou menos novo, pode ignorar. É um ex-libris da música, que conta uma história que também pode ser nossa. E o seu autor não é esquecido e todos recordamos a sua vida e o seu fim trágico. É mais uma história da História...
Mas ante-ontem a evocação foi outra. Esta, do mundo da ciência - Jean Bernard Léon Foucault e o seu pêndulo com o qual ele quis demonstrar o efeito de rotação da Terra. Era um físico e astrónomo da segunda década do século XIX ( nasceu a 18 de Setembro de 1819). É talvez desconhecido para muita gente que, no seu dia-a-dia, não lida com o mundo da Ciência. Por isso, talvez, o Google fez questão de o lembrar, recordando que ele conseguiu demonstrar uma verdade que já era credível  - que a terra se movia em torno do seu eixo - . Mas, uma coisa é ter-se uma ideia, a noção duma realidade; outra, é poder provar-se aquilo em que se acredita.
Aliás esta convicção de que a terra girava foi dada por Galileu que, por isso, foi executado. Mas, dois séculos mais tarde, Foucault veio provar esta realidade com o seu pêndulo, que até hoje, se encontra no Panteão de Paris, onde foi colocado quando da sua construção..
Mas esta invenção de Foucault não foi o único trabalho deste cientista, embora possa ser o mais conhecido e determinante. Realizou também estudos sobre a velocidade da luz e fez as primeiras medições desta velocidade. O interesse deste cientista pelo estudo e a descoberta vem-lhe desde criança, quando ele já se ocupava a construir máquinas e brinquedos sofisticados.
Não conseguiu ser médico, sua primeira opção, porque o sangue o horrorizava, mas não desistiu do Saber e de o pôr ao serviço da Humanidade.
Aprendamos dele a não desistir e a pôr ao serviço dos outros as nossas capacidades.
                       Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro,O.P. 

Sem comentários:

Enviar um comentário