domingo, 15 de setembro de 2013

O que é a alegria?


Tenho estado a ler uns excertos da vida de S. Domingos. Hoje, calhou-me o relato da transladação do corpo de Domingos para o seu túmulo definitivo em Bolonha.
O autor conta como os Irmãos estavam com algum receio e como ficaram deslumbrados com o odor suave e agradável que se  exalava do corpo de Domingos e que se espalhou pelo espaço circundante.
Constatando o facto, o autor do texto relaciona o perfume suave, difundido no ambiente, com a alegria que Domingos espalhava em seu redor e emanava da sua vida..
É essa alegria que todo o Dominicano deve transmitir e dela dar testemunho junto dos homens que contam com eles.
Alegria na Fé e na Confiança; alegria apesar das dificuldades e contratempos; alegria na dor e na inquietação.
Na vida, há sempre um lado positivo, mesmo nos momentos mais difíceis e inquietantes. Simplesmente, é mais fácil não lutar por encontrá-lo, e deixarmo-nos acabrunhar, lamentando-nos que tudo corre mal. É a atitude dos pessimistas, dos que precisam ouvir as palavras de Jesus aos apóstolos: " Homens de pouca Fé, porque duvidais?"
É mais simples, mas não nos dá mais felicidade. A alegria vem precisamente de encontrarmos o que há de bom naquilo que a vida nos apresenta a cada momento.
Às vezes, são situações de felicidade, das quais não podemos duvidar. Noutras alturas, confrontamo-nos com decisões difíceis de tomar,com atitudes dolorosas, com dificuldades de aceitação.
É o momento de parar para encontrar o "outro lado" da situação. O que quer Deus de nós? Que conclusão devemos tirar destas circunstâncias? Que nos trazem elas de positivo? Talvez não tenhamos respostas imediatas, mas encontramos a paz na certeza do Amor de Deus. E então, podemos sorrir.
                     Ir. M. Teresa de Carvalho Ribeiro, o.p.

Sem comentários:

Enviar um comentário