terça-feira, 24 de setembro de 2013

A investigação - certezas e dúvidas


A investigação é um campo imenso de possibilidades e interesses. Qualquer cientista que enverede por essa área tem à sua frente um caminho que conduz, com entusiasmo, embora com persistência, a grandes e pequenas descobertas.
Tive ocasião de constatar isso, ao vivo, quando frequentei cursos de aperfeiçoamento no Instituto Gulbenkian de Ciência. Estive lado a lado com grandes nomes da Ciência, cujo fito era a descoberta e que a cada pequeno avanço celebravam com alegria. Também alunas que trabalham em investigação, em Portugal e no estrangeiro, manifestam o mesmo interesse e falam com o mesmo entusiasmo.
Mas às vezes deparamo-nos com notícias sobre descobertas, denominadas científicas, que nos deixam um pouco confusos e interrogativos.
É que há realmente estudos extraordinários que nos levam a perguntar se as conclusões são mesmo credíveis ou se são extrapolações mais ou menos resultantes de dados teóricos não confirmados.
Um artigo da revista Science, deixou-me, precisamente com esse mundo de interrogações.
Afirmava o autor do artigo que era possível verificar, em bebés, dos 6 aos 10 meses, as suas capacidades de julgar os outros e de preferir as pessoas boas, distinguindo-as, cognitivamente, das más.
E esta conclusão era resultado de trabalhos realizados no Departamento de Psicologia da Universidade de Yola. em Connecticut.
Todos nós sabemos que qualquer bebé prefere uma pessoa carinhosa e que o trate com meiguice. Mas não é isso que o artigo defende mas sim a capacidade do bebé distinguir as pessoas que tratam bem o próximo daquelas que o tratam mal ou com indiferença. Mesmo antes de falar, a sensibilidade e a afectividade dão à criança esta capacidade de apreciação.
Aqui, as dúvidas, quanto às provas...
Mas, ao mesmo tempo, podemos pensar se Deus não nos terá dado, desde sempre, possibilidades que ainda desconhecemos e que são dons.
Não precisaríamos, então, de estar mais atentos aos nossos sentimentos e reacções? Não necessitaríamos de olhar melhor os imensos dons que recebemos e procurar pô-los a render para melhor correspondermos às graças recebidas?
O mundo da investigação é uma oportunidade que Deus dá ao Homem de conhecer e fazer render os seus talentos. Não percamos a ocasião de investigar o que há em nós para fazer render...
                             Ir. Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.


Sem comentários:

Enviar um comentário