quinta-feira, 14 de março de 2013

Habemus Papam!...

Estávamos na capela a rezar o rosário quando o sr. P. Dâmaso entrou a dizer que já havia fumo branco.
Excitação! Surpresa! Curiosidade! Emoção!
Uma série de sensações juntas que nos levavam a desejar sair da capela e ir à televisão ver o que se passava. Mas... o dever falou mais forte e ninguém se mexeu. Continuámos calmamente a rezar.
Só no fim do jantar fomos saber das notícias, quem era o novo Papa, como se chamava, qual a sua história. E ficámos elucidadas: Papa Francisco I, arcebispo de Buenos Aires,  pertencendo à Companhia de Jesus.
Interessante ser o 1º Jesuíta, o 1º Papa vindo da América Latina, o 1º a escolher o nome de Francisco...
Desde que se soube o nome escolhido que os comentadores se interrogam sobre o sentido profundo deste nome... Francisco!
Que mensagem nos quer transmitir, com esta escolha, o novo Papa? Podemos confiar que estará atento aos  Homens, preocupado com a expansão da Fé, empenhado em resolver os problemas sociais... Se com a escolha quer lembrar S. Francisco de Assis, recorda-nos o "pobrezinho de Assis". o amigo da Natureza, o defensor da Ecologia, dizem os entendidos.
Outra hipótese, é referir-se a S. Francisco Xavier... o missionário, aquele que levou ao mundo a Fé cristã. Outra perspectiva a ter em conta.
Qualquer que seja o sentido, e para já só ele o sabe... espera-se que o Papa Francisco I  seja o Papa dos nossos dias, aquele que não vai tremer face aos problemas e vai ser capaz de os enfrentar.
Impressionou-me aquele pedido de oração por ele, antes de dar a sua 1ª bênção aos presentes e ao mundo. Foi um testemunho de humildade e de coesão com o povo. Aquele povo que esperara horas pela eleição e depois para o aclamar.
Confiemos na sua acção e rezemos por ele.
                         Ir.Maria Teresa de Carvalho Ribeiro, O.P.

1 comentário:

  1. Esse foi também o meu sentir. Estamos perante um homem humilde e grande na sua atitude. Será um papado para seguir com muito interesse.

    ResponderEliminar